Irmãs Missionárias Capuchinhas
Síntese Histórica do Instituto Frei João Pedro de Sexto

As Irmãs Missionárias Capuchinhas receberam do Senhor a missão de evangelizar educando.
Inicialmente, com um trabalho exclusivamente voltado para as pessoas carentes, nasceu em 1950 o Patronato Coração Imaculado de Maria, graças ao dinamismo, coragem e doação das Irmãs que abraçaram essa causa. O patronato, pequenino no inicio de sua fundação, foi desabrochando como uma semente plantada em terra boa.
Em 1957, foi firmado Convênio com as secretarias de Educação do Estado e Município, assumindo a direção Irmã Benedita Maria.
Em 1972, é extinto o referido Convênio e, por determinação do Governo Geral da Congregação, foi unificado ao Patronato Coração de Maria a escolinha que funcionava nas dependências da Sede do Governo Geral da  Congregação, situado na rua Ouro Preto, s/n, recebendo o nome de Instituto Frei João Pedro de Sexto, conforme Ata publicada no Diário Oficial de 23 de maio de 1972. Esse nome foi dado em homenagem a Frei João Pedro de Sexto, fundador da Congregação.
No ano seguinte, foi implantado o Sistema Telensino e Supletivo, mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, e assim funcionou até 1998, quando foi extinto o Convênio.
A partir de 1999, a Escola estruturou-se experimentando a dureza do sacrifício e dificuldades financeiras, porém continuou firme como escola franciscana confessional, sem perder de vista a sua finalidade primeira, pois as Irmãs e professores que a dirigiram, imbuídos de confiança em Deus, levaram muito a sério a missão e o compromisso para uma educação e ensino eficientes, merecedores de credibilidade, respeito e confiança de todos.
No ano 2010, teve a alegria de celebrar o Jubileu de Diamante, uma história de glórias, lutas, sucessos, dificuldades e alegrias. Na busca de oferecer um trabalho sério e comprometido, a Escola deu grandes passos quanto à ampliação e modernização de seus espaços físicos e pedagógicos.
Avaliando a caminhada a partir do Projeto Político-Pedagógico queremos levar em frente a nossa missão: Educar para a cidadania, justiça e fraternidade, à luz dos valores evangélico-franciscanos, possibilitando aos nossos educandos tornarem-se agentes e construtores de uma nova sociedade. Queremos continuar sendo uma referência na sociedade, quanto à qualidade, seriedade, sendo espaços de missão, de evangelização, promoção humana e sinal anunciador da Paz e do Bem.

Fundador da Congregação
Dados Biográficos do Fundador da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas

Natural de Sexto São João – Milão – Itália, filho de Carlos Recalcati e Giudita Strada. Nasceu em 9 de setembro de 1868. Realizou a vestição religiosa em Lovere dia 28 de fevereiro de 1884. Sua primeira Profissão dos Votos Solene foi realizada em Milão dia 02 de março de 1888. O Servo de Deus foi ordenado Sacerdote, em Milão dia 23 de maio de 1891. Em 4 de novembro de 1894, recebeu o crucifixo missionário e aconteceu seu envio missionário, dia 25 de novembro chegou ao Brasil. Em São Luis do Maranhão, Frei João Pedro chegou dia 3 de dezembro de 1894. Em 18 de dezembro de 1904 aconteceu a Fundação Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas na Igreja Nossa Senhor Auxiliadora, em Belém do Pará e dia 5 de dezembro de 1913, Frei João Pedro de Sexto são João regressa para a Casa do Pai em Fortaleza Ceará. 
As cinco Irmãs, Co-Fundadoras, juntamente com Frei João Pedro, seguiram para Colônia em Santo Antônio do Prata, no Pará, para darem inicio à missão com a educação para crianças indígenas e filhos de migrantes nordestinos. Após sua morte, as Irmãs enfrentaram dificuldades, contaram com a ajuda dos irmãos Capuchinhos de Frei João Pedro, Frei Estêvão e Frei Robert e com a força da oração e o poder do silêncio das Irmãs com a dor da ausência do Fundador sentiam a Fortaleza de Deus. A Congregação reacendeu a chama do amor, sem perder de vista o ponto de partida.

Venerável Servo de Deus Frei João Pedro
Cinco Irmãs, Co-Fundadoras